Audax Rio 200k (2010)
(Postado em 19/01/10, às 15:46.)Entrevistadora: O que levou vocês a fazer um Audax?
Araponga: O desejo de obter honra e glória, de mostrar que somos machos alfa dominadores, de bater o recorde da prova e de honrar as cores de nossa equipe, a Granja.
Grande Pássaro: [risos] Na verdade, estávamos apenas treinando. Nosso objetivo era carimbar o passaporte para os próximos Audax: o de 300, o de 400, quem sabe chegar até o de 1200.
Entrevistadora: O que foi mais difícil, na prova?
Araponga e Grande Pássaro [juntos]: O calor!
Entrevistadora: O que vocês acharam da organização do evento?
Grande Pássaro: Achamos excelente, vocês é que são os verdadeiros heróis e que deveriam estar sendo entrevistados. O astral dos voluntários, nos PC’s, estava muito bom. Estão todos, realmente, de parabéns.
Araponga: Olha… de quem foi a idéia de nos obrigar a andar pela ciclovia, hein? Numa boa: ciclovia não é lugar para se pedalar! É perigoso demais! Crianças, carrinhos de bebê, vovôs fazendo cooper, patinadores, palhaços, pernas-de-pau, gente atravessando sem olhar, camelôs, ciganas, fora os próprios caçafoices… e a ciclovia da praia da Reserva, com aquele piso de paralelepípedos? Não, ciclovia não dá… [pensando] Hmmm… o fato de a única bebida gelada nos PC’s ser guaraná natural também não ajuda muito, porque o sujeito vai enjoando daquele negócio. Mas, de resto, tudo maravilhoso.
Entrevistadora: Vocês foram os primeiros a completar a prova. Por que vieram tão rápido?
Araponga: Não tão rápido, não é? Tivemos que fazer 3 trocas de câmara, por conta de furos; passamos direto pelo PC 2 e quando nos demos conta tivemos que voltar 3 quilômetros; e ainda pedalei os últimos 150 Km da prova com no máximo umas 40 libras [por polegada quadrada] nesse pneu dianteiro aí. Fora o problema das ciclovias todas…
Grande Pássaro: [risos] Ele exagera!… A gente só queria chegar, o tempo era o de menos.
Entrevistadora: Durante a prova, em que vocês mais pensavam?
Grande Pássaro: No privilégio de estarmos pedalando nessa cidade maravilhosa e na complexidade de se organizar um evento como esse.
Araponga: Em dar na cabeça de todos os outros competidores!
Entrevistadora: Mas o Audax não é exatamente uma competição, a idéia é completar o percurso dentro do tempo limite!
Grande Pássaro: [risos] Nós sabemos. Ele está só brincando.
Araponga: Balela! Tinha um monte aí com a faca nos dentes!
Entrevistadora: Algum recado para quem está em casa?
Grande Pássaro: Obrigado pela atenção, descubra você também a alegria de pedalar!
Araponga: Pro pessoal de casa? Bem… se estão com o ar-condicionado ligado — e é certo que estão, na potência máxima –, façam o favor de dedicar a nós, neste momento, uma brisa fresca! Mas meu recado vai mesmo para nossos companheiros da Granja, que deveriam estar aqui, mas amarel… digo… mas não puderam vir: [olhando fixo para a câmera, apontando para o telespectador] cambada de FRACOS! [risos generalizados]
Foto: Thiago Silveira

A largada
É claro que a entrevista acima é fictícia. Bem, houve uma entrevista — ah, sim, houve o Audax! — e Grande Pássaro e eu fomos de fato os primeiros a nos libertar do sofrimento imposto pelo sol. Mas foram apenas umas poucas palavras as que trocamos com a organização, no final. E, embora tenha ele a humildade e a elegância d’alma sugeridas por essa versão de mentirinha, eu não sou — pelo menos, não fui — tão besta! (A verdade é que padeço seriamente da Síndrome da Espirituosidade Tardia. Nunca encontro as melhores respostas na hora, só muito tempo depois. E fico rindo sozinho do que poderia ter dito…)
Mas os fatos são verídicos: a sauna a céu aberto, o bom astral nos Postos de Controle, os pneus furados, o guaraná, a cidade maravilhosa, os 200 quilômetros regulares, os 6 quilômetros a mais por conta da distração boba, uns 60 quilômetros de ciclovias, o prazer de se pedalar no meio de cento e tantas bicicletas, a organização quase perfeita, a receita para um pedal inesquecível.
Foto: Thiago Silveira

Rua Alice: a primeira subida
Foto: Thiago Silveira

Grande Pássaro em ação
Essa é a beleza do Audax. Os objetivos são diversos: uns buscam de fato baixar seus tempos, chegar mais rápido que aquele companheiro de treinos ou adversário de outras provas; outros sonham apenas completar o percurso. Mas o que todos querem igualmente é desafiar seus limites, testar sua boa forma física e mental, dar seu melhor. E ter de volta a tão falada satisfação, aquela que deixa sem recursos o narrador do relato, aquela que só conhece quem cruzou a linha.
Fotos: Thiago Silveira

Araponga e Grande Pássaro: aves destruídas
Aos audaciosos organizadores, aos patrocinadores e apoiadores, e, em especial, ao pessoal da Pedal2, que realizou o evento, parabéns e muito obrigado, em nome dos participantes, pela beleza de prova que nos proporcionaram.
Vinícius (Araponga)
January 19th, 2010 at 5:00 pm
Primeiro a comentar!
Ah, não era competição? Tudo bem, tá tudo em casa, rs…
Esse ano vão tentar brevetar o 300 ou vai ficar igual ao do ano passado, vão virar breveteiros de 200km?
January 19th, 2010 at 5:02 pm
Hehehe! Pior que foi ano retrasado! Ano passado não fiz! Vou ver se faço o de 300 esse ano, sim!
January 20th, 2010 at 9:16 am
Ihhhh, não era competição, só para ver quem ia chegar primeiro, dentro do regulamento !!!
Corri muito para fugir da granja mas não deu certo !!
Com satistação pedalei com pessoas agradáveis e parceiros !!!
abraços
January 20th, 2010 at 12:04 pm
Vou, com o meu RioCard, na cola de vocês no próximo 300.
January 20th, 2010 at 2:03 pm
Valeu, Fininho! Sempre bom te encontrar nos eventos! Queria não ter furado, pra pedalarmos juntos mais um pouco! Só ficamos juntos naquele trechinho das Paineiras, entre as cancelas!
Sebastião, vamos nessa! O 300 vem aí! Abraço!
January 29th, 2010 at 9:11 pm
Muuuuito maneiro o relato Arapa.
Parabéns às duas IMUNDAS aves que representaram e muito bem a Granja.
Eu ia, mas não fui…rs
Tive que trabalhar na última hora, infelizmente.
Abraço!
POMBO
February 7th, 2010 at 1:15 am
Lendo esses relatos fico tentado e encarar um Audax e, quem sabe, depenar algumas aves de papo gordo pelo caminho…
February 20th, 2010 at 9:38 pm
Aves queridas, encontrei hj na Bike Tech Tijuca uma ave que está iniciando voos ciclisticos junto a vcs.
E eu gostaria tbm de iniciar voos ciclisticos, claro com orientacao e companhia!
Se possivel entre em contato! Gostaria de saber como sao os treinos e outras info
Abs!
March 1st, 2010 at 2:02 am
Uhúúú!
Adrenalina pura!